A pintura e o Bonsai de Marcelo Duprat

Gostaria de compartilhar nesta matéria as pinturas, desenhos e bonsais do artista Marcelo Duprat.


Duprat é mestre em História de Crítica da Arte, professor e coordenador do curso de pintura da EBA – UFRJ. Suas reproduções da Mata Atlântica, suas paisagens e desenhos,  são uma inspiração para as minhas criações de penjing.

Árvore e Pássaro. Óleo sobre linho – 61cmX46cm.

Nada mais natural que a profundidade, luz e detalhes retratados nos seus quadros se materializassem  com a mesma intensidade nos seus trabalhos com penjing e bonsai.  O seu trabalho com penjing mostra muito refinamento na modelagem, educação e poda da árvore. Seu trabalho mostra uma  total integração do bonsai com o suibam (bandeja), que é criada e produzida por ele mesmo para cada um dos seus projetos.

Eugenia sprenguelli. Suiban de concreto.

Ganhei do Duprat um bode como o do penjing acima. Foi modelado por ele em epoxi e os detalhes de expressão e textura são perfeitos. Marcelo também tem como uma de suas espécies preferidas a Eugenia sprenguelli, em função da proporção dada pelas folhas em contraste com o tronco e galhos de cor mais clara.

Marcelo Duprat confecciona as pedras e as figuras que vão compor os detalhes da sua paisagem.

Marcelo também adora trabalhar com o Pithecolobium tortum. Eu acompanho de perto a alguns anos a sua criação de um kengai.  Este bonsai está ficando uma verdadeira escultura e está sendo modelado com muito cuidado com as proporções de triangulação.

Pithecolobium tortum em 2007

Projeto digital de Marcelo Duprat para o estilo Kengaido Pithecolobium tortum.

Bonsai em fevereiro de 2011.

Árvore em dupla. Óleo sobre linho – 65cmX54cm.

Paredão de Petrópolis. óleo sobre tela – 110cmX81cm.

Penjing fonte. Suiban confeccionado em mármore branco.

Alto Mourão. Óleo sobre têmpera 60cmX100cm.

Ulmus parvifolia.  Marcelo escolheu modelar este Pithecolobium tortum no estilo Fukinagashi, varrido pelo vento.

Alto do Morro.  óleo sobre tela de 60 x 40 cm. 2009. Miguel Pereira. – Rio de Janeiro.

Barranco -Óleo sobre tela.

Montanha – Itaipuaçu. óleo sobre têmpera, tela de 60 x 40 cm. 2009

Conjunto do Alto Mourão – Serra da Tiririca.
Mata Atlântica do Rio de Janeiro.

Pretendo colocar aqui no Blog, nos próximos meses, as fotos detalhadas dos trabalhos com bonsai e penjing do Duprat. Marcelo é muito cuidadoso e tem tudo bem fotografado.  É particularmente inspirador ver a evolução do seu trabalho através dos seus desenhos e pinturas.

Se você já estiver curioso para conhecer todo trabalho de pintura e bonsai de Marcelo Duprat em detalhes acesse o site: http://www.marceloduprat.net

3 Respostas to “A pintura e o Bonsai de Marcelo Duprat”

  1. Cassio R Souza Says:

    Paulo esse trabalho de entrevistas é muito legal! Ajuda a divulgar os trabalhos brasileiros! Aqui entre nós, você podia entrevistar a Irmã Denize de Uberlândia!

  2. Claro ela tem algum site? Onde posso olhar os trabalhos dela? abraço

  3. Maria de Lourdes D. F. Gonçalves Says:

    Imagens fantásticas.! Adoro investigar. Imagens belas que suavizam meu espírito e elevam o conceito maravilhoso da Natureza. Com carinho agradeço o engenho e arte prostrados nestes trabalhos.

Deixe um comentário