Frank Frazetta – O pai da Fantasy Art

Todos os assuntos e galerias de fotografias do meu bloog são relacionados a Bonsai, Penjing, cultura oriental e  artes marciais. Porém, gostaria de dividir uma outra paixão que começou aos 9 anos ao conhecer os livros do meu pai dos artistas Frank Frazetta e Boris Vallejo. Fiquei fascinado pelos desenhos e pelas situações fantásticas que eram retratadas por esses artistas e  comecei a fazer reproduções de suas obras em lápis pastel. Ao longo de 10 anos fui  comprando livros e procurando na internet novos artistas e vou divulgar e disponibilizar aqui no bloog os meus arquivos de desenhos e  pinturas.

O pai da ilustração fantástica moderna.

Eu considero Frank Frazetta  um dos maiores ilustradores de fantasia da história. Seu trabalho influenciou uma infinidade de outros ilustradores mais jovens, ele nasceu em  Nova York em 1928  e até hoje é admirado como uma espécie de “mestre” nesse ramo da ilustração.

frazetta118

O realismo e ação e grande impacto sempre me chamaram a atenção. Suas cenas sempre aguçam nossa imaginação, pois ele retrata a sua ilustração como um fotograma, uma cena  de  filme de aventura. Seu trabalho mostra escapismo, batalha, romance e ficção científica. O diretor de cinema John Woo é um fâ dos desenhos e ilustrações de Frank Frazetta. Essa é a melhor descrição para a arte daquele que pode ser chamado de “pai” da ilustração fantástica moderna.

frazetta123

Cursou aulas na escola Brooklin Academy of Fine Arts. Aos 16 anos já trabalhava profissionalmente. Ele trabalhava como auxiliar do desenhista John Giunta.

Um dos seus primeiros personagens publicados foi SNOWOMAN, publicado na revista Tally-Ho Comics, onde teve a ajuda de Giunta para conseguir publicar este personagem. Em 1948 publicou uma história chamada Judy of the Jungle, pela Exiting Comics. Em 1952 publicou Thunda, King of the Congo. Já em 1954 Frazetta começou a trabalhar com All Capp, fazendo tiras diárias e dominicais para o Lil Abner.

frazetta120

Por volta de 1962 Frazetta começa a se dedicar a ilustração. E foi através destas ilustrações para revistas, livros que ele acabou sendo conhecido mundialmente. Atualmente ele se dedica apenas a republicar o seu material como ilustrações para revistas, gibis e livros que ele fez. Sua esposa é quem esta cuidando da publicação destes materiais. Um dos últimos livros publicados é o livro Icon: A retrospective by the Grand Master of Fantastic Art. Este é um excelente livro que contém muitas informações a respeito da vida e obra deste grande artista.

Frazetta chegou a vender alguns de seus originais em leilões. “Conan o conquistador” foi adquirida por US$ 1 milhão em 2009 por um colecionador particular. Suas ilustrações também viraram capas de álbuns de grupos de hard rock, como “Expect no mercy” do Nazareth e o disco de estreia homônimo do Wolfmother.

Capa do disco de estreia do Wolfmother, com ilustração de Frank Frazetta

Bibliografia:

http://www.lambiek.net/artists/f/frazetta.htm

frazetta136

Entre e veja a galeria com 100 desenhos de Frank Frazetta:

5 Respostas to “Frank Frazetta – O pai da Fantasy Art”

  1. Mª Alexandra Bichinho Says:

    Parabéns pelo sue bloque adorei a parte dos pintores sou admiradora desses que mencionou desconhecia o toal de obras de cada um.
    Posso dizer-lhe qu fiquei presa ao seu bloge longas horas e ainda não vi tudo voltarei de novo e farei muito gosto em enviar-lhe um point que tenho feito com obras de pintores que tem por tema uma homenagem ao amor enaltecendo monstros e dragões espero receber seu mail para lhe enviar

  2. Muito obrigado por visitar o blog ! Meu email é paulonetto.diretor@gmail.com. Obrigado, volte sempre !

  3. Eu tambem amei!!

  4. O lokô brother onde vc conseguiu todas essas obras de art fantasy!
    Eu rabisco um pouco e sou alucinado por estes artistas, mas nunca acho material dos caras, sei que tem uns albuns de art fantasy…mas eu só conseguia comprar a Heavy Metal versão tupiniquim!
    Cara ta muito show isto, valeu mesmo!
    De alguém q acha a normalidade e a realidade muito chatas!

  5. Na internet e escanei de alguns livros que eu tenho.

Deixe um comentário