A Árvore e o vento. Fukinagashi

“ A árvore mais forte é a que se curva com o vento” (Kung Fu de Shaolin)

0003

“ O bambu é forte pois se curva e não briga com o vento na tempestade” (Karate de Funagoshi)

1

“ A força que é gerada pelo seu adversário deve ser redirecionada para ele mesmo” (Aikido de Morihei Ueshiba)

Wind_Tree

Ulmus

Ulmus de Marcelo Duprat

“ A cerejeira é a mais bela das árvores, mas é o bambu que resiste às mais fortes tempestades” (Judô de Gigorokano)

TreeWind

Estes pensamentos de grandes mestres das artes marciais retratam a beleza das árvores que, cedendo à força dos ventos constantes, se tornam verdadeiras esculturas naturais. Os ventos com certeza estão entre os fatores climáticos que mais obrigam as árvores a se adaptar para sobreviver.

Copyrighted_Image_Reuse_Prohibited_785669

O Estilo Fukinagashi (varrido elo vento) é um dos mais bonitos na arte do bonsai. É necessário uma modelagem paciente e minuciosa, para redirecionar todos os galhos da árvore em uma só direção. O tronco principal deve se inclinar, curvar e seguir o mesmo movimento, pois esse estilo retrata uma árvore que desde o seu nascimento não teve outra alternativa senão ceder aos fortes ventos para não quebrar.

Wind-blown_tree_Ka_Lae_Hawaii

viento

Este estilo pode ser observado em várias situações geográficas: num campo aberto, altas montanhas, desertos, praias etc.

Os ventos, com a ajuda da areia, também lixam os troncos de maneira natural, dando aos troncos lisos um aspecto de polimento; isto é muito observado em árvores costeiras e em altas montanhas em todo mundo.

tierra-del-fuego

fukinagashi2

Características do Bonsai no estilo Fukinagashi.

1- O tronco principal e todos os galhos devem seguir em uma só direção.

2- Ele deve dar a impressão visual de uma flâmula triangular ao vento.

3- Os galhos da base devem sempre ser mais compridos, e os que triangulam em direção ao ápice, mais curtos.

4- As copas e as folhagens principais devem estar afastadas do tronco principal.

5- Neste estilo é fundamental passar a força do vento.

6- O bonsai não pode passar a sensação de desiquilíbrio no vaso.

artigo-2-3

As fotos nos ajudam a visualização na hora de modelar o estilo Fukinagashi.

Entre na galeria e veja as 100  fotos  de árvores no seu ambiente natural e de bonsais do estílo fukinagashi.

13 Respostas to “A Árvore e o vento. Fukinagashi”

  1. Boa Paulão!
    Abraço cara.
    Fabiano.

  2. Caro Senhor,
    Não consigo entender qual a “beleza” em se fazer isto com arvores???
    Gostaria muito de compreender o que motiva sua pessoa a impedir que estes seres cresçam naturalmente, para que se pareçam com algo que o senhor sonha, ou visualizou na natureza…????
    Deixo claro que não pretendo desrespeitar vossa pessoa, ou sua arte, somente gostaria de entender….
    grata
    Rosana

  3. Rosana a arte do bonsai não impede de crescer, a arte do bonsai usa técnicas botânicas, apenas para transmitir a beleza de uma árvore de grande porte em um vaso, uma bandeja. Não é ananismo, nem miniatura, as flores e frutos crescem do tamanho normal. É um trabalho de direção de arte, assim como se modelam árvores em parques e jardins, fazendo várias formas geométricas como: bolas, cercas vivas, canteiros quadrados, a forma desejada é a de uma árvore adulta. Existem bonsais com idades superiores há 900 anos, isso só é possível porque a árvore recebe uma atenção e dedicação de muitas gerações. Algumas espécies nnao vivem esse tempo na natureza. Quando em nossas casas fazemos canteiros, cortamos a grama, podamos árvores frutíferas as deixando baixas, para facilitar a retirada de frutos, também estamos usando poda para mudar galhos e usando as mesmas técnicas. Infelizmente alguns bonsaístas usam muito o termo miniatura, mas o bonsai na realidade é uma forma de arte que não molesta as árvores. A arte só surgiu na intenção de retratar árvores que existem na natureza, naturalmente pequenas, pelas condições de solo, clima, temperatura. Me diga se entendeu! quero muito saber sua opinião pois algumas pessoas tem a mesma dúvida que você. Obrigado por escrever. Abração.

  4. Ótimo texto! Bastante informativo e com fotos maravilhosas.
    O Fukinagashi é um dos estilos que eu acho mais poéticos e belos
    de bonsai. Parabéns!

  5. Obrigado ! Volte sempre ao blog ! Um grande abraço.

  6. nice trees to become a model of our Bonsai, but i don’t understand what you say, im so sorry, i can’t speak brazilian

  7. A Srª Rosana, nos ofertou com sua pergunta um resumo de aula de bonsai esclarecedor e com técnica acessível a qualquer pessoa. Sou aprendiz de bonsai a 8 anos, e quanto mais estudo a arte e quanto mais manipulo minhas queridas arvores em vasos, mais me apaixono pela arte. Pena que um dia morrerei antes de aprender tudo e usufruir da beleza de ver e sentir meus bonsais: floridos, com frutos, seguindo o rumo das estações da natureza e me ensinando a ama-la como nunca antes na vida. Obridado Aido Bonsai. Obrigado dona Rosana.

  8. Obrigado, grande abraço!

  9. isso é fantástico….modelar a natureza……………..

  10. Obrigado por visitar o blog e conhcer um pouco do meu trabalho com bonsai. grande abraço

  11. (…) Eu pensava que só as árvores de pequeno porte se flexibilizavam diante dos ventos, evitando quebra-se. + pude ver nesta bela exposição, que algumas de grande porte também conseguem.

  12. Sim com certeza. abraço

Deixe um comentário