Nebari a força da árvore na natureza.

Vou mostrar nesta matéria um trabalho que eu iniciei em 1990 em um Ficus Benjamina com três raízes bem longas, e suas fotos em 2009. Também vou mostrar uma galeria de fotos com árvores extraordinárias em seu ambiente, e a força de suas raízes.

2531926

Um dos aspectos mais bonitos das árvores na natureza são suas raízes e a força que elas transmitem, segurando e ancorando as árvores ao solo nas situações mais adversas.

5 Ta Phrom (21)

As árvores de Angkor no Camboja projetam suas raízes sobre as construções milenares ancoradas ao solo, criando uma paisagem de magia, vista, inclusive, no filme Tomb Raider.

ka_tree_roots_taprohm

Acho que, na criação do bonsai, um dos fatores mais importantes e que mais transmitem a resposta da árvore ao meio ambiente onde ela cresce é seu Nebari (base) e suas raízes.

Os estilo de bonsai raiz sobre rocha (Ishitsuki) é, com certeza, um dos mais bonitos e fascinantes visualmente. É um estilo em que é nescesário utilizar espécies que tenham um bom crescimento de raízes, como a família das figueiras (Ficus).

1268763

Abaixo foto do meu Ficus em 1992. Eu perdi uma foto da etapa em 1993, onde ele ficou enterrando numa bacia, com a terra cobrindo toda a pedra.

1

Ficus benjamina em 1990

2

Ficus benjamina em 1990

3

Ficus benjamina em 1990

4

Ficus benjamina em 2009 (Nova frente)

5

Raizes sobre a pedra.

6

Raizes sobre a pedra. (frente)

7

Raizes sobre a pedra. (frente) 2009

 Entre na galeria e veja 40 fotos incríveis de raízes na natureza:

 

16 Respostas to “Nebari a força da árvore na natureza.”

  1. Incrível esta matéria, Paulo. Você sempre mergulhando fundo nas explanações e nas imagens.
    Isso incentiva muito a arte do Bonsai.

  2. Obrigadão ! valeu ! grande abraço

  3. Me chamo Maria estou fazendo uma pesquisa sobre as raízes das árvores, e gostaria de poder saber o nome dessas árvores de raizes tao lindas e suas origens. agradeço. parabéns

  4. São árvores da família das figueiras (Ficus), elas são no Camboja em Angkor. abraço.

  5. Todas com belos nebari, Parabéns. Também tenho bonsai de ficus e estou a procura de um substrato ideal. Qual composição de seu substrato ?

  6. Dê uma olhada aqui no blog nos substratos que eu uso . estea em navegue por assunto ( Substratos para Bonsai e Penjing ) o link está ao lado. Feliz páscoa. https://aidobonsai.wordpress.com/category/substratos-para-bonsai-e-penjing/

  7. adelia d da silva Says:

    que foi apessoa que teve a ideia melhor do mundo para colocar estas maravilhas ?para que eu contemplasse !meu irmão é maravilhoso de vê
    vc- esta de parabens,que Deus te proteja nos seus caminhos

  8. Bom dia Adelia, muito obrigado pela visita ! Volte sempre ao blog , um grande abraço !

  9. aidobonsai vc ainda esta ai?

  10. Qualquer dúvida me manda email, paulonetto.diretor@gmail.com

  11. Boa tarde senhor Paulo e obrigada por me responderOutro dia procurando nos sites onde encontrar mudase sementes(era essa a pergunta que queria fazer), de repenteestava eu no AIDO BONSAI, que loucura!!! que maravilha!!!mas se o senhor puder dispor de um pouco do seu tempo, paciencia e caridade,(deixo os elogios e comentarios p/ mais tarde) agora neste momento estou com uma certa urgencia com uma jabuticaba que ganhei ontem a noiteainda não sei se planto ela no quintal para ganhar raizes melhores ou se planto em uma bacia. tambem ela tem uma raiz muitoestranha que nao sei se dara para fazer um bonsai.tirei umas fotos e se o senhor me permitir e tiver um tempinhogostaria de enviar-lhe por e-mail.nunca fiz bonsai, sempre tive muitas plantas e comprei ja variospre bonsais, mas nos ultimos meses resolvi ler mais sobre o assunto e tenho preparado algumas mudas, ate que ontei essajabuticaba veio parar nas minhas.peço desculpas por esta incomodando o senhorainda que o senhor nao poça me ajudar, agradeço, so de verseus trabalhos ja me sinto abençoada.Obrigada Date: Sat, 1 Jun 2013 17:26:54 +0000 To: hellenop@hotmail.com

  12. Será um prazer, mande as fotos para meu email: paulonetto.diretor@gmail.com

  13. 1ª foto o final da raiz, para mim ta claro que é uma muda alporquiada2ª foto mostra o tamanho do tronquinho(nao sei se é assim que se chama)da raiz achei muito grande para no futuro ser colocada em vaso rasoe nao sei se pode cortar uma parte dele3ª foto mostra que os galhos cruzam e pode ser usados p/ um trabalho nofuturo, ou nao4ª foto vista de cima5ª foto o que eu chamo de costa, que quem determina é o nabari, não é?Com medo que o senhor não respondesse ja fui imaginando o que fazer coma menina(que se chamara, “sera o Benedito”).Pensei em cortar um bom pedaço do tronquinho da raiz(ou amarrar um arame) e planta-la em uma bacia ou no quintal(tenho um bom quintal p/ela).Por enquanto não podar para por volta de agosto, tentar aproveitar os galhosp/ novas mudas antes da poda total.Vamos ver se passei perto ou muito longe do que o senhor faria, ja que não entendonada do assuntoDe coraçao, muito obrigada!AbçsDate: Sun, 2 Jun 2013 17:04:47 +0000 To: hellenop@hotmail.com

  14. Bom dia. Gostaria de saber, para o bonsai não crescer muito é preciso corta o nebari ou o pião ou a função central da raiz? As raízes pastadeiras ou as ciliares fica normal.

    Agradeço pela informação.

  15. Oi Gidson na realoidade ele tem que se desenvolver normalmente para envelhecer, cortar a raíz central ajuda a colocar em vaso mais baixo.

Deixe um comentário