Procurando pequenas Montanhas. (Suiseki)

Para falar da minha paixão por pedras tenho que descrever o mar e a montanha que estão em frente à minha casa. Neste momento em que escrevo para o blog estou ouvindo as grandes ondas do mar de Itaipuaçu (Maricá/Rio de Janeiro).

Mar de itaipuaçu

A praia de Itaipuaçu é separada da praia de Itacoatiara por uma montanha de 308 metros de altura,que entra 150 metros dentro do mar formando um lindo costão de pedras, nós chamamos a montanha de Pedra do Elefante (Alto Murão em carta geográfica),  nome dado pelos primeiros moradores e pescadores devido ao fato dela ter o rosto deitado de um elefante.

Pedra do Elefante.

Vale esta

Itaipuaçu possui uma das maiores ondas do Brasil; em algumas ressacas as ondas chegam a 8 metros e invadem a primeira linha de casas na beira da praia. Como não existem recifes de coral nem um lajeado alto, as ondas quebram na areia, não dando condições ideais para o surf. A 30 metros da praia temos uma profundidade media de 40 metros  e a 100 metros da praia a profundidade pode chegar a 95 metros. Pedras e conchas são jogadas na praia e são um presente para os amantes da natureza. Você pode sentar na areia em um dia de ressaca e ver o mar brincar com uma pedra como se ela não tivesse 200 quilos.

Mar 2O mar joga uma diversidade de pedras muito grande e sua formação pode ser de arenito, feldspato, minério de ferro, granito, poliquetas e quartzo, entre várias outras composições. O mar realmente transforma as pedras em esculturas retorcidas ou incrivelmente lisas. A existência de “terebros” e de alguns tipos de moluscos e gastrópodes, produzem buracos e cavidades nas pedras de formação de arenito.

Pedras recolhidas em um dia de ressaca.

pedra fechada

Eu tenho paixão pela arte de milenar chinesa de contemplar pedras (SUISEKI), cuja tradução é pedra de água, em japonês. São pedras que nos transmitem a beleza e a forma de montanhas, ilhas, escarpas, cavernas, figuras humanas, animais, etc.

Hoje, ouvindo o mar, tive a idéia de procurar pedras que tenham e transmitam a beleza de um suiseki, mas com uma condição: elas não poderão ter mais de 8cm de comprimento, e totalmente naturais sua forma, textura e cor, não podendo ser alteradas. Eu tenho pedras grandes no meu jardim com a beleza de suisekis, mas eu não tenho espaço para guardá-las e expô-las da maneira correta, em suas bandejas de madeira (DAIZA) moldadas no formato de suas bases, ou apenas como bandejas de apoio. Mas, com 8cm de comprimento, podemos ter vários suisekis em uma mesa ou prateleira, e a satisfação da procura será a mesma! Será um suiseki mame. Aqui no blog você pode ler uma matéria e ver fotos sobre todos os tipos de suiseki.

mar 4

(19/04) Hoje de manhã fui a praia procurar pedras com as características de suisekis, o mar mais uma vez foi generoso e peguei muitas pedras para Penjing (construção de paisagens ) e selecionei algumas lindas para as quais eu farei amanhã e na semana que vêm a base de madeira, que valoriza a forma do suiseki.

vale esta 2

Abaixo as etapas e o material usado para fazer os suisekis:

Para acertar e deixar reto a base das pedra escolhida, uso uma lixadeira de cinta de alta rotação. A lixa tem que ser de uma gramatura alta para desgastar e acertar as irregularidades da pedra.

dsc02926

dsc02930

Usei para fazer as Daizas dos suisekis três tipos de madeira Ipê, Balsa e Angelim. A Balsa de modelismo é a mais macia, e para trabalhos muito minuciosos (de até 4cm) é a melhor pois não racha com facilidade.

dsc02938

Para o corte das madeiras uso uma serra tico tico miniatura que foi presente do meu Pai ele a  usada para modelismo de Veleiros e Caravelas em miniatura.

dsc02952

Para escavar a base de madeira uso formões de entalhar madeira e uma retífica da Dreamel com várias pontas de funções diferentes.

dsc02931

dsc02962

As pedras são coladas com cola quente (acima de 5cm) e com Super Bonder Gel (menores 4cm). Está diferença é porque a cola quente ocupa muito volume e aparece muito, nos trabalhos pequenos.

dsc02958

Para escurecer a madeira usei Viochene negro e marrom. Uso também uma base de altomotivo preto para dar um efeito de laqueado.

(25/04) Eu fiquei muito feliz com o resultado, acho um exercício de visualização da natureza maravilhoso. Na próxima vez que você tiver caminhando não só na praia mas perto de um leito de  rio, numa restinga, atravessando uma estrada de terra, uma floresta, quem sabe você não encontra uma pequena montanha para guardar na palma da mão.

dsc03036

dsc03024

dsc03025

dsc02969

dsc02984

dsc02990

dsc02991

 

dsc02997

Entre na galeria e veja mais Suisekis miniatura:

 

21 Respostas to “Procurando pequenas Montanhas. (Suiseki)”

  1. Maria Thereza Zampieri Says:

    Meu filho querido, parabéns pelo lindo e esclarecedor trabalho. Eu te amo. Mamãe.

  2. André Batista - Goiânia Says:

    Amigo, muit bom os trabalhos, o seu estilo de daiza é muito interessante.
    Usar cola para fixar a pedra, caso venha participar de exposições, não perderá pontos?
    Sou de Goiânia – Goiás, gostaria se possível vc me enviasse algumas pedras de mar. MEu e-mail para contato publicitario2@gmail.com

  3. Meu grande irmão!!!Cada dia fico mais orgulhoso de você!!!Sou seu fã!!!Simplismente fantástico!!!Que trabalho lindo!!!A natureza consegue ficar ainda mais bonita com os seus trabalhos!!!Me lembro quando eu era mais novo e você me chamava para catar pedras(Suiseki) na praia. Tenho saudades dessa época!!!Aprendi e aprendo muito com você até hoje!!!Um beijo no seu coração!!!Parabéns!!!Como dizia o nosso Pai, “te amo muitão!!!” Bruno Netto.

  4. Mais um show de técnica, e divulgação de conhecimentos.
    parabéns, você sabe que sou seu fã.
    abração

  5. Olá. Eu gostaria de ver algumas fotos dos barcos que seu pai fazia, meu pai também faz alguns, ele tenta ser detalhista e fiel aos originais, mas também aprecio outros estilos, como um barco feito de blocos de madeira simples que eu tinha uma vez e que foi perdido.
    Por falta de espaço adequado estou dando um tempo nos bonsais os quais prefiro usar plantas de porte naturalmente reduzido como crassuláceas arbustivas.
    Adorei ver suas fotos do trabalho com elementos naturais como pedras, foi uma novidade para mim, parabéns.

  6. Vou tentar achar albuma foto, achando vou te mandar na hora. Um grande abraço.

  7. Caríssimo,
    Parabéns!
    O seu blog é uma das melhores descobertas que fiz na internet.
    Por favor, entre em contato.
    Ivani Kubo

  8. Obrigado pelas palavras Ivani, volte sempre. Alguma dúvida, alguma pergunta, é só escrever ! abração

  9. Muito delicado, feito com amor, o espírito sensível.
    O mundo está guardado no grão de areia como a árvore na semente. Grande trabalho.
    Grande abraço.

  10. Obrigado Marise, volte sempre ao blog ! Um grande abraço.

  11. Maravilha poder viver respirando arte todos os dias. Gostaria muito de possuir um Dom assim!

  12. Gilberto muito obrigado pelas palavras e por visitar o blog, grande abraço !

  13. GUILHERME MEDINA Says:

    Belíssimo trabalho. O nome disso pe percepção. Como pode conter tanta profundidade em objetos tão diminutos. Abraço e parabéns…

  14. eu encontrei um post no pintrest e, seguindo o link, cheguei ao seu blog. é fascinante como vc. descreve o processo de criação de um Suiseki com tantos detalhes e extremamente salutar ler algo de tanta generosidade informativa. vc. deve ser uma pessoa cuja mente é bastante aberta e clara, talvez até produto de seu trabalho. um grande abraço de Viena.
    adalbert.

  15. Obrigado Adalbert,, volte sempre ao blog. Grande abraço

  16. haroldovada Says:

    Sempre gostei de pedras, e não conhecia nem tinha ideia do que seria Suiseki, mas agora, graças a você e ao seu blog, a coisa mudou.
    Abraço.

  17. Valeu a visita , grande abraço.

  18. adoro pedras, e achei muito lindo teu trabalho, eu nao conhecia a tecnica…..vou olhar minhas pedras com outro olhar…..

  19. Oi Mara obrigado por visitar o blog !

  20. WM Bonsai Suiseki Biseki
    Grande Matéria…Já li várias vezes…..Parabéns

  21. Obrigado Wagner ! Feliz 2017 ! abração

Deixe um comentário