O Tokonoma e o Bonsai

O TOKONOMA

Quando olhamos os belos livros de arquitetura e decoração japoneses, e as casas tradicionais, vemos em destaque um ambiente artístico religioso chamado tokonoma. Este ambiente tem sua origem no butsudan (oratório budista).

Tokonoma

Chamado também de Oshiita, este ambiente é embutido na parede com cerca 4 metros quadrados, a 10 cm do chão, e com um mínimo de 60 cm de profundidade. É tradicional a exposição de um pergaminho em escrita tradicional, contendo em transcrições de sutras –  ensinamentos das divindades, provérbios ou pensamentos de grandes mestres.

Tokonoma

Faz parte do tokonoma o fukurotodana (pequeno armário para guardar utensílios da cerimônia do chá). Este ambiente deve transmitir a integração de 3 elementos exatamente como é estudado no ikebana, de maneira mais profunda. O tokonoma pode ter como base visual um bonsai, um suiseki, um ikebana ou até mesmo uma cerâmica. Os elementos são dispostos em forma de triângulo assimétrico.

Tokonoma

A INTEGRAÇÃO DA MENTE COM A NATUREZA:

Um espaço onde a mente pode repousar e observar as belezas naturais que nos são dadas por Deus – tokonoma – deve transmitir a paz como se observássemos um jardim, uma paisagem em miniatura. Quando colocamos um bonsai no tokonoma ou trazemos flores de nosso jardim para dentro da nossa casa,  é um momento em que podemos olhar com introspecção e nos afastarmos dos problemas dos dias modernos.

Kachofugetsu (A beleza nos elementos  da natureza)

Homem- Representado pela essência humana encontrada nas manifestações artísticas.

Terra- A grandiosidade ou simplicidade da natureza. Isto pode estar representado em um suiseki –  pedra com todas as características de uma montanha, ilha, escarpa, vale ou de algum animal ou objeto ligado à vida do homem.

Céu- A espiritualidade interior do homem e a conexão com o divino é expressada em um poema ou no pensamento de um grande mestre ou filósofo. É também usada uma paisagem minimalista japonesa chamada kakemono. Esta gravura pode ser monocromática e representar pássaros , flores, lagos com carpas ou o ambiente natural onde uma árvore vive nas montanhas. A pintura monocromática japonesa recebe o nome de suiboku ga, e um dos artistas que melhor representou esta arte foi o samurai Myamoto Musashi.

BONSAI e o TOKONOMA

Existem três diagramações básicas dos elementos do tokonoma quando o bonsaista quer expor a sua árvore. A maior diferença está na na triangulação usando o kakemono.

SHIN:

1- O kakemono é centralizado no tokonoma e sua base deve estar   mínimo à 40 cm da linha do chão do tokonoma.

2- O kakemono deve ter um tamanho proporcional ao tamanho do tokonoma.

3- No Japão são usadas as coníferas, mas outras árvores de folhas compactas podem ser utilizadas.

4- O bonsai deve ter um tamanho que possibilite uma boa triangulação assimétrica em relação ao kakemono e o kusanomo.

5- São usados kakemonos tradicionais com sutras , provérbios e pensamentos de grandes mestres.

6- Os estilos mais aconselhados são os clássicos, principalmente o Chokan.

7- A base de sustentação do bonsai deve ser de madeira de lei entalhada a mão.

GYO:

1- O kakemono pode estar deslocado à esquerda ou à direita para permitir a triângulação com os estilos não clássicos.

2- O kakemono deve ter um tamanho proporcional ao tamanho do tokonoma.

3- Podem seu usadas árvores de todas as espécies, evitando os bonsais de folhas muito grandes.

4- A base de sustentação do bonsai deve ser de madeira ou pedra, transmitindo elegância ao conjunto.

5-Podem ser usados, além dos tradicionais papiros com caligrafia japonesa, kakemonos com paisagens representando o local onde o bonsai estaria na natureza. Podem também serem utilizados Suiboku Ga ,pinturas monocromáticas japonesas).

OBS: Podem ser utilizados os estilos não clássicos, com exceção do literati ou bunjing.

SO:

1- O kakemono pode ser triangulado mais livremente em relação aos outros elementos do tokonoma.

2- O kakemono deve ter um tamanho proporcional ao tamanho do tokonoma.

3- Podem seu usadas árvores de todas as espécies.

4- A base de sustentação do bonsai deve ser de madeira ou pedra, transmitindo elegância ao conjunto.

5- Podem seu usados todos os tipos de representação artística no kakemono.

6- Podem ser usados todos os estilos de bonsai e suiseki.


Kusamono:

Um elemento de grande simplicidade e beleza é fundamental na apresentação dos bonsais no tokonoma, é o kusanomo. Estas ervas, flores, plantas rasteiras e até musgos são plantadas em pequenos vasos, em pedras com cavidades e em madeiras mortas.

Kussanomo

Sua função na apresentação do bonsai é transmitir ao observador a beleza de uma vegetação que está no ambiente das grandes árvores na natureza.

Para vêr lindos Kusanomos do Japão clique em leia mais:

7 Respostas to “O Tokonoma e o Bonsai”

  1. Meu amigo, gostei muito desta matéria e procuro sempre encontrar coisas deste nível de cultura relacionado à arte bonsai.
    Peço à você a permissão para pôr um link de seu blog no meu espaço, espero seu retorno, ok?

    Grande abraço,
    Fabiano.

  2. geraldo de melo junior Says:

    parabens pelos exemplares, a arte de cultivar bonsai é um don, não é qualquer pessoa que consegui. Parabens e feliz 2010 a toda a equipe.

  3. Obrigado pela força ! a equipe de um homem só agradece ! rsrsrsrs Um 2010 de muita Paz, saúde e harmonia.

  4. Dear Sir/Madam,
    I am writing to pursue the permission to use an image of tokonorma posted on your website in a college textbook on design that I have just finished writing. The web address for that image is: https://aidobonsai.files.wordpress.com/2009/01/tokonoma4.jpg
    Please let me know if you could grant me the permission. I’d greatly appreciate it if you could reply me as soon as possible. Thank you!
    Ming Chen, Professor
    College of the Arts
    Kennesaw State University, GA, USA

  5. This image was published in magazine Spanish Passion. I will try to find the number of the magazine. link:http://www.mistralbonsai.com/ing/Home_ENG.html

  6. Excelente artigo!
    Texto claro e direto, muito esclarecedor.
    Parabéns e um abração!

  7. lili m schramm Says:

    procuro o livro para comprar

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