Fenômeno Rocambole – Roll Cloud

Um fenômeno que pode ter causado a queda do avião da Air France.

Uma roll cloud (ou “nuvem rocambole”) é uma nuvem horizontal e com formato de tubo que se diferencia de todos os outros tipos de nuvens por ser uma rara ocorrência e por se formar fora da base da tempestade e de outras nuvens. O fenômeno aconteceu recentemente na Bacia de Campos, veja as fotos tiradas em 2 de julho pelo comandante Martim . Esse tipo de formação em grandes altitudes é muito perigosa para aviação pois a possibilidade de stall ( queda ) é muito grande.

image012

image008

image004

image009

image011

Fotos da formação Rocambole fora do Brasil.

Rolling-thunder-cloud

800px-Roll-cloud.JPG

Thunderstorm_panorama

Para saber mais sobre o fenômeno entre no link: www.wikipedia.org/wiki/Roll_cloud

2 Respostas to “Fenômeno Rocambole – Roll Cloud”

  1. Meu amigo, por favor não publique estas coisas aqui. Eu não visto este espaço tão nobre para ganhar mais medo dos aviões do que já tenho. Me bastam as fobias, Paulo, não ponha lenha na minha fogueira!!!

  2. Estamos aqui rindo… hahaaha… fenomeno impressionante… não conheciamos… hahahah.

Deixe um comentário