Modelagem em concreto celular

Fazendo montanhas e pedras com concreto celular:

Trabalho 1-  A Montanha de Buda

Para criar trabalhos de Penjing ou florestas, criando pedras, escarpas, montanhas, leitos de rio e até mesmo para fazer vasos sob medida para os nossos bonsais, o concreto celular ou cimento aerado é uma ótima opção. Este material é usado para atenuar o peso de grandes construções como shopping centers, que precisa de um número de divisões de lojas muito grande. Modelagem 1Tuias Jacaré

O concreto celular é  um bloco encontrado em três tamanhos distintos, só variando a largura. O tamanho maior é de 60X30X20 cm. É de fácil modelagem, porém tem o inconveniente de quando trabalhado sem ser molhado produzir, com  o atrito e rotação da  retificadeira, um pó muito fino. Mesmo molhando o concreto e trabalhando com groza e formão, é nescessário saber que em apartamentos fechados ou casas a modelagem  irá sujar muito o ambiente. 

Ficus Retusa             O concreto celular, depois de texturizado com vários tipos de terra, através da ação paciente do tempo, irá com a umidade adquirida com a rega constante dos bonsais, criar musgo e favorecer o crescimento de outras plantas pequenas, que dão naturalidade ao trabalho e deixarão o conjunto muito orgânico e bonito.

Montanha da nascente

Leia mais e veja tudo passo a passo:

Para que algumas árvores de raiz muito forte não quebrem a estrutura do vaso com o tempo, como é o caso da família das Moráceas (Ficus), eu estruturo as cavidades e o interior dos vasos com várias camadas de cimento bem liso e fino, e também executo um número maior de podas de raízes ao longo do tempo. A procura do céu

É muito gratificante poder desenhar uma pedra na proporção exata do que precisamos para o nosso paisagismo. O concreto pode ser utilizado para fazer fontes e criar um verdadeiro ecossistema, com lagos, cavernas, cortes de rio etc. Para aqueles que sonham em ter uma pedra de grande porte em seu quintal e criar um jardim japonês, os blocos de concreto podem ser unidos com cimento na sua forma bruta criando-se um grande e único bloco  que depois de trabalhado como uma escultura, com formão e retificadeira pesada (Makita 38000 rotações p/m) trará a beleza de uma pedra de grande porte ao nosso jardim. Vaso de concreto celular

Para estruturas que devam ser transportadas e não serão fixas, eu uso na base dos blocos uma laje de pedra de São Tomé ou ardosia, com mais de 3cm de espessura. A espessura depende do tamanho da escarpa ou montanha a ser produzida. A montanha de Buda

O vaso feito com concreto celular fica muito bonito e natural, sem contar que as formas só serão limitadas pela nossa imaginação. Vasos quadrados, retangulares, circulares ou formas bem retorcidas, podem ser conseguidas com facilidade. Deve-se ter a preocupação de não deixar paredes muito finas com menos de 2cm, pois podem se quebrar se não tomarmos cuidado ao transportar. Caverna de Buda

No trabalho ao lado foi usado fio de cobre para amarrar e dar sustentação ao conjunto enquanto o cimento não secava. Para texturizar eu uso como uma primeira base cimenticola pura com 10% de terra preta e 10 % de gesso para secagem rápida da liga . Esta base é para unir e não deixar ver as junções dos blocos de concreto. Fendas maiores devem ser preenchidas com lascas do própio concreto celular.  Ficus Retusa

Para a segunda base será usado 50% de cimenticola e 50% de  terra preta, barro e areia. Para as duas bases eu uso uma trincha macia e as mãos para ir modelando e fechando as rachaduras e fendas. Como o cimento é abrasivo deve-se usar luvas e mácara contra o pó produzido pela retificadeira. Não  existe um número de  bases corretas, o importante é o bloco ficar uniforme. Eu também vou jogando com a mão areia e terra, como se estivéssemos fazendo um chapisco em um muro; isto deixa a textura bem natural.tori-templo2

Por mais que a imaginação nos permita fazer qualquer forma eu procuro antes de executar desenhar o trabalho, olhar fotos de escarpas naturais, montanhas, cortes de pedras. Deixo algumas fotos do meu lado para observar o movimento natural que algumas rochas possuem. Alguns bonsaístas colocam em cima de seus bonsais seixos de quartzo redondos brancos, cristais de rocha etc. Devemos saber que a base de criação de um jardim japonês, e o que torna muito mais difìcil de  conseguir um bom resultado, em relação ao jardim ocidental, é que no jardim japonês não é permitido, ao se olhar,  perceber o trabalho da mão humana. A paisagem deve parecer um ecossistema que já estava ali dentro da nossa casa. A pedra deve ser enterrada no chão de 20% à 50 %. No jardim japonês a pedra tem o sentido de eternidade, ela tem que ser visualizada não permitindo que saibamos o seu tamanho real, como a ponta de um grande iceberg. Phetcolobium Tortum

Gosto de empregar as técnicas de criação de jardins japoneses nos trabalhos de Yose Ue (florestas ) e de Penjing (paisagem na bandeja ). Os conceitos e técnicas são profundos e farei futuramente um artigo apenas explicando todos os conceitos de Wabi Sabi (a beleza da imperfeição ).Pedras e Vaso de concreto celular

 Explico isso porque você não verá na natureza uma grande bola de quartzo de 10 metros no meio de uma planície ou embaixo de uma árvore. Mesmo que ocorra na natureza algo parecido, o nosso objetivo é sempre tentar retratar o que é mais natural ao olhos, o que é muito difícil. É difícil imitar o que a mãe natureza levou milhões de anos para simplificar e detalhar.

Em nenhuma arte deve-se ter restrições, pedras redondas, duendes, areia multicolorida; o importante é praticar, respeitar o trabalho de todos e achar nesta arte milenar paz,  saúde e muita harmonia.   

A seguir a galeria de fotos do trabalho  MONTANHA DE BUDA passo a passo:22
21
20
19
18
16
15
14
13
1112
9
9
8
7
6
4
4
3
2
1



148 Respostas to “Modelagem em concreto celular”

  1. Cara
    Você é PHODA!!!
    Pode acreditar, sou seu fã de carteirinha.
    Sua criatividade é algo de outro mundo…
    Tenho uma sequencia fotográfica(12/2006) quando você me mostrou o que é o concreto celular e fez uma ponte e montou um ambiente com a ponte, tera e algumas plantas que ficou uma coisa linda.
    logo a seguir desmontou tudo, para minha tristeza, pois foi só para me mostrar.
    eu perplexo…
    um trabalho que acredito muitos passariam dias para fazer e que foi tão “simples” paraa você!
    Te admiro muito mesmo, se precisar das fotos, diponibilizo para você…
    abração
    rudy

  2. wonderful

  3. Sou um bonsaista menos que amador. Adoro tudo que é arte. Desenho , pinto quadros e escrevo. Minha maior frustração “são duas”: não tocar nenhum instrumento musical e nao fazer escultura. Paro para lhe dizer que você é um dos melhores artistas que já vi. Por esculpir e juntar a natureza em um só momento único. Você é um abençoado de Deus.

  4. Paulo henrique Says:

    Meu amigo seu trabalho esta digno do mestre que você é,que Deus continue ao seu lado.

  5. Realmente você é um artista fenomenal,só os grandes dividem sua sabedoria com tanta simplicidade,parabens!!

  6. Olá! Eu adorei os trabalhos que vc faz! Geniais!! Há alguns anos, eu fiz uns trabalhos com concreto celular, fiz alguns vasos para Bonsai. Coloquei cimento na parte interna para não quebrar e manter uma umidade boa. Alguns vasos que não revesti, secavam muito rápido e eu quase perdi umas árvores. Vc usa esse cimenticola e não causou nenhum problema para as plantas? Eu tenho um bloco aqui e pretendo fazer mais vasos para algumas mudas de fícus. Foi bom vc aparecer no meu orkut, pois as correria de todos os dias e o desenteresse das pessoas em aprender a arte aqui na minha cidade estava me deixando meio desligado dos Bonsai, pois eu gosto de compartilhar idéias. Não fiz mais nenhum, apenas cuido dos que já tenho. Agora me deu mais inspiração para voltar. Obrigado!

  7. Um produto melhor que a cimenticola mas que eu não tenho encontrado mais, é recubriblast, usado como impermeabilizante é a base de borracha !
    Acho que usado em lajes e tem brando e num verde escuro, é o melhor material que eu a usei na parte interna dos vasos.
    Será um prazer trocar conhecimentos !
    abração
    Netto

  8. Paulo, esse post é de uma generosidade sem tamanho, o que é típico vindo de você. Quanto trabalho o seu em registrar e dar publicidade a esse momento criativo de algo no qual você é sim um grande mestre. Parabéns. Pode até ser que eu nunca consiga fazer um igual, mas pelo menos sei onde me socorrer quando me faltar criatividade e talento: com as fotos do seu trabalho. Obrigado.

  9. olá nossa parabens pelo seu talento kara meu deus eu so fasinado por bonsais e essas coisas… eu tenho 12 anos e fasso aniverssário dia 15 de março tbm adoro essa arte eu tenho um bonsai a espécie dele é UVA DO JAPAO e nossa to sem palavras parabens me dá seu msn pra agente se fla melhor vlw.

  10. Eu nao tenho msn você tem orkut ? no orkut eu sou aidobonsai paulo netto.
    abraço

  11. carlos alberto Says:

    muito bom.excelente cultivo bonsai a 20anos tambem ja esperimentei fazer vasos com o concreto celular,mais pela dificuldade de encontra-lo onde moro desisti.parabens ,seu trabalho e muito bom.

  12. oláaaa….nossa fiquei encantada com o que meus olhos puderam ver…
    Sou fanática por jardinagem….estou louka pra fazer um curso …só pra mim mesmo sabe….pra eu poder curtir melhor a paisagem e poder mostrar os meus dotes rsrsrsr
    Bjos pra vc e sucesso….

  13. Que bom se você mora no Rio eu dou curso particular, dois dias só de aula prática. Querendo é só falar ! 22152843
    Se não achamos um na sua região!
    abração
    paulo Netto

  14. Grande abraço ! minha esposa Vitoria Martins, manda muitos beijos e saudade ! mande as fotos para o meu email ! por favor !
    paulonetto@posterfilmes.com.br 22152843

  15. Nilton Martins Ribeiro Says:

    Caro amigo Paulo , meus afazeres ainda não tinham me dado tempo de fazer o meu comentario do seu trabalho que eu conheço muito pois estive em sua casa e até hoje não vi nada igual ao trabalho que vc faz são péças inacreditáveis trabalho de um verdadeiro mestre na arte de criação , guardo aquela peça que vc me presenteou como uma reliquia pois até agora não consegui algo que seja digno de ser colocado ali
    um forte abraço para vc e um beijo no coração da Vitória .

  16. Espero ao longo da minha vinha vida encontrar mais algumas pessoas com sua luz, energia e bondade. Você é um grande amigo e um dos bonsaístas que eu mais respeito ! um grande abraço ! Vitória manda beijos !

  17. gente, que lindo isso! Vou fazer aula de escultura esse semestre com concreto celular, já mandei o link para as pessoas…
    Parabéns!!

  18. Oba ! quero umas dicas também depois !
    abração ! volte sempre no blog !

  19. carlos claro Says:

    realmente vc e um grande artista muito bom seu trabalho Deus Te Abençoe!

    gostaria de saber qual tinta vc usa fica com cor de rocha.
    obrigado.

  20. Obrigado pela força, volte sempre ao blog !
    grande abraço.

  21. fernando chagas Says:

    gostaria de aprender a moldar vasos co concreto celular.

  22. As dúvidas que você tiver, é só perguntar, será um prazer ajudar !
    Meu Email é paulonetto@posterfilmes.com.br

  23. A pouco tempo achei seu blog. Você é um artista magnífico! É realmente impressionante o que você consegue fazer!! Muito bom gosto e distinção, típica da arte oriental. Dá gosto de ver! Além disso, você é muitíssimo generoso em compartilhar suas imagens e técnicas conosco… Só tenho a agradecer-lhe e desejar que continue com seus trabalhos… Vida longa e próspera. Um abraço desconhecido, Carlos

  24. Obrigado pela força, esse é o maior objetivo do blog. É muito bom fazer um amigo, o que precisar, qualquer ajuda é só falar. Um grande abraço.

  25. Pesquisando para fazer um jardim interno pra a casa da minha filha encontrei seu endereço , confesso é fantástico adorei seus trabalhos , sou amadora em bonsai , como ceramista faço meus jarros , adoro o orgânico , mas nunca usei o concreto celular vc me animou , farei , ou melhor tentarei fazer algumas pedras para o mini jardim japonês que farei . Obrigada pelos exemplos e parabéns pelos trabalhos.

  26. Obrigado, pela força ! O que precisar, qualquer ajuda, é só falar ! grande abraço !

  27. noooosssaaa!!!!deeemaaaisss!
    amei suas obras-parabéns mesmo….

  28. Carlos Medeiros Says:

    Cara, você é fantástico! Realmente a natureza em suas mãos adquirem o aspecto da naturalidade e expressa toda a beleza ofertada pela Criador. Trabalho com mini jardins (cactáceas e suculentas). Gostaria muito de aprender a fazer vasos em concreto celular, a fim de ressaltar um aspecto mais natural aos meus trabalhos. Infelizmente não moro no Rio para fazer o seu curso. Se souber de alguém no Recife que trabalha com concreto celular me avise. Qual a tinta que você usa externamente nos vasos de bonsai para dar a cor natural de rocha? Você usa o iorgute natural externamente para o surgimento de musgos? Que Deus continue lhe inspirando nos trabalhos e cuidando para que você permaneça sendo esse artista maravilhoso, simples e atencioso. Um abraço de Carlos Medeiros.

  29. Eu coloco cor diretamente na hora que estou texturizando o concreto para tirar a porosidade. Uso a mistura de terra preta com cimenticola branca e areia. Podemos escolher a cor adicionando um pouco de pigmentos naturais ou até o pó xadrez. Nas partes internas (cavidades onde ficarão os bonsais) não passo nada, para nnao ter nenhum tipo de química em contato com as raízes. O meu musgo só vem com o tempo ! rsrsrsrsr regando , regando , regando , regando ! rsrsrsrsr. Quando tentamos processos para acelerar, nasce um tipo de musgo fraco, a melhor coisa e deixar o tempo agir, pois se não, qualquer sol a mais o musgo seca e morre. Não conheço ninguém em Recife, mas acho que consigo te ensinar daqui mesmo ! rsrsrsr vai perguntando que eu vou te ajudando, o principal e meter a mão na massa e fazer ! Olhe todas as matérias do bloog de concreto celular e vamos nos falando! Grande abraço, valeu pela força!

  30. Salvador-BA, 12/09/2009
    Aido Execelente trabalho! Muito Bonito e impressionante. Suas obras e esculturas são maravilhosa. O mais interessante é a sua disposição para explicar todo o passo a passo da produção. Também sou artesão e aprecio muito o talento e a dedicação para trabalhos muito bem elaborados. Boa Sorte e que sua criatividade seja sempre instigante.

  31. ESte sait è muito bom,por que sou fã da cultura japonesa principalmente as artes marcias! Ja ia me esquecendo os teus bonsais são fantasticos.So me responde uma duvida por que uma pessoa nao pode receber um bonsai se nao estiver pronta?Oque significa receber de presente um bonsai?Sou do Rio Grande do Sul .

  32. Isso é história para valorizar a arte, historinha criada por ocidental, para valorizar o que vende. Pode se ganhar um bonsai, quem gosta deve comprar ou tentar fazer um se tiver vontade. Claro que ao comprar ou ganhar um verdadeiro bonsai, temos que saber o básico sobre a árvore, como se fosse qualquer outra planta que queremos ter em nossa casa. Infelizmente 80% de tudo que é vendido é de procedência duvidosa. Querendo comprar posso te indicar sites sérios, mas o ideal antes de escolher uma espécie para ter em casa, e estudar onde á árvore vai ficar, devido a luminosidade e sol, que são obrigatórios. Qualquer outra dúvida me escreve! abraço

  33. Arnaldo Vieira Neto Says:

    Prezado Mestre,
    Te chamo assim porque suas obras são coisas de mestre. Mais uma vez, parabéns. Eu queria saber qual tipo de retíficz você usa para trabalhar as peças de concreto.
    Grande Abraço,
    Arnaldo.

  34. Boa noite! adorei seus trabalhos e me interessei muito no conreto celular, porém não consigo encontrar para comprar, por acaso vc tem agum site onde eu possa encontrar?
    Agradeço desde já!
    um abraço
    Ana

  35. Oi Ana na realidade eu compro em lojas de grande porte de material de construção. Vou tentar achar uma loja que tenha on line e te falo. Um grande abraço.

  36. Muito obrigada Aido!
    e parabéns mais uma vez, estou encantada com seus trabalhos
    um abraço
    Ana

  37. GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE A ARTE EM CONGRETO CELULAR, MAIS ESTOU COM DIFICULDADE DE ENCONTRAR REVISTAS, VC PODE ME DAR ALGUMAS DICAS, FICO NO AGUARDO

  38. De uma olhada aqui no blog nos meus trabalhos. Do lado direito entra em: modelagem de concreto celular. Olhe o trabalho a montanha de Buda! abração. me escreve !

  39. Ivan Oliveira Says:

    Obras magníficas, dignas de um mestre. Parabéns.
    Os cisntistas estão descobrindo agora, o que os nossos irmãos Chineses e Japoneses já sabiam à milênios: que as plantas reagem à diversos estímulos e sabem tudo o que se passa ao redor.
    Gostaria muito de aprender um pouco desta arte, alguém pode me indicar um curso aqui em São Paulo ou Cotia?

  40. Vou procurar um e te falo ! Me cobra ! Bom 2010 ! abração.

  41. Boa tarde.
    Eu procuro algué que dê curso dessa arte maravilhosa! Tenho um espaço holístico e vou começar um jardim oriental para meditação.
    Abç
    Lucia

  42. Oi Lucia, eu dou aula partricular e em grupo na minha casa em niterói. Me liga 26384268. Feliz 2010

  43. HENRIQUE REIS Says:

    Olá Paulo.
    visitando mais uma vez seu site fico impressionado como sua inspiração contagia. fico admirado com sua arte e disposição em nos ajudar tirando nossas dúvidas.
    grato pela atenção.

  44. PARABENS PELOS TRAMPOS. TO COMEÇANDO, ESPERO UM DIA FICAR TAO BOM QUANTO VOCE.

    AQUELA PAZ.

  45. Obrigado pela força e por visitar o blog ! Feliz 2010 ! E muitos bonsais.

  46. Aido.o seu trabalho emociona,é o mínimo que posso dizer.
    Gostaria de fazer um jardim vertical com placas de concreto,(para pendurar no muro) cavadas com alguns orifícios,colocando um substrato nos buracos e plantar plantas pendentes como:bromélias, rhipsallis etc… voce acha necessário fazer alguma impermiabilização nos buracos e algum furo de drenagem? pelo que vi nas suas rochas voce só cavou os buracos.Agradeço já pela ua resposta.um abraço

  47. Sim ! para dar mais resistência ao tempo. É muito importante fazer buracos de drenagem, para não encharcar as raízes e facilitar trocar e recolocar substrato. Pode reforçar as estruturas das cavidades internas com cimenticola. Deixa bem liso, pois a porosidade com o tempo permite que as raízes mais fortes penetrem e rachem o cimento. Qualquer dúvida me ligue em casa 26384268. abração

  48. Parabéns pelo seu trabalho…..E por compartilhar com outras pessoas..

  49. Obrigado pela força ! Volte sempre no blog ! abraço.

  50. edson rogerio borba Says:

    sempre gostei de esculturas e pinturas, eu cheguei a fazer um cursinho que teve aqui na cidade, mas nao deu para terminar, minha mulher logo teve filhos gemeos e eu tive que parar o curso e arrumar um trabalho extra, o curso terminou ja tem 6 meses,vc pode medizer que tipo de material e usado ne escultura do comcreto celular e que tipo de tinta e usada na pintura, tenho bastante material imprimido da internet. des de ja agradeso e meus parabens pelo seu belo trabalho.

  51. Eu uso retifica Dreamel, e Makita para modelar o concreto quando quero formas bem curvas e arredondadas. Uso também grozas, formão, lixas. O concreto celular é muito macio. Quando trabalhar com a retifica é necessário usar máscara pois o pó é muito fino. Trabalhar molhando o concreto ajuda a não levantar a poeira. Eu tiro a porosidade do concreto celular passando cimentcola ou liga de cimento bem fina após a peça pronta. Você pode colocar cor na cimentcola, usando pó xadrez, verniz, e todo tipo de tinta. Nas esculturas para bonsai eu tenho que ter a preocupação de não usar substâncias tóxicas, principalmente nos lugares em contato com a planta. Para uma peça artística, você pode usar tudo. Pode também aumentar o tamanho das peças colando os blocos com concreto mesmo. Vai perguntando que eu vou respondendo e ajudando no que puder ! Grande abraço !

  52. Olá Aido,

    Fiqueiencantada com o seu trabalho, meus parabéns!
    Gostaria de começar a trabalhar com ele e tenho algumas perguntas: podemos trabalhar com o concreto molhado? Ou é melhor seco? Se molhado, como molhar? Quais as ferramentas que posso utilizar?
    Posso usar massa corrida para tapar os buracos? Que tinta posso pintá-lo?
    Muito obrigada pelos esclarecimentos.
    Grande abraço,
    Raquel.

  53. Pode sim ! molhando não solta a poeira fina. Se trabalhar com retifica, levanta muita poeira. A poeira é bem fina , tem que ser em lugar aberto e longe de casa para mulher e marido não espancar a gente ! rsrsrsrsr Molhando ele vai fazendo uma massa que tem que ser retirada, para olhar o movimento da peça. Eu uso tudo grosas, lixas, retifica, formão. Ele é muito macio e fácil de trabalhar. Não é bom para fazer peças muito delicadas. Pode texturizar com cimento, cimenticola, verniz, tudo adere bem.
    Já usei todos tipos de tinta, eva, acrílica, viochene, parede, óleo, color jet, etc……. Com a retificadeira maquita, dreamel, uso pontas ( Bola, triângular, fina, todo tipo ) dando uma cara muito orgânica, a velocidade da dreamel, deixa desenhar mesmo. Vou preparar um material bem didático com video, para mostrar. Vai me perguntando que eu vou respondendo ! abraço

  54. Parabéns pelo trabalho, dizer que é fantástico é pouco.

    Como li nos comentários que você poderia ajudar tirando dúvidas, será que você poderia dizer quais ferramentas você utilizar pra fazer os entalhes no bloco ?

    Aqui no DF é muito fácil encontrar esses blocos, quase toda loja de material de construção tem. E fica por volta de R$1,50, cada. Achei muito barato e vou tentar fazer alguns vasos inicialmente. Só gostaria da sua dica quanto as ferramentas.

    Muito obrigado.

  55. Será um prazer ! Eu uso retifica Dreamel e Makita. E formão, lixas, grosas, alicates ! rsrsrsrs Vale tudo ! é muito macio. Há eu tenho uma manhã, eu uso serra tico tico, para fazer, bordas e caminhos retos ! quando eu quero uma profundidade menor, quebro ou corto a lâmina da tico tico. Se vc pegar um bloco, e fizer vários cortes paralelos (deixando uma borda de dois dedos ou mais, ele vai quebrando de forma perfeita. Vou irar semana que vêm umas fotos. E fazer uma matéria especial para mostrar ! Boa Páscoa ! Vai tirando suas dúvidas ! pode perguntar !

  56. Mestre Paulo, obrigado pelas dicas, amanhã eu vou fazer um teste pra ver no que dá, estou em obra e tenho alguns blocos sobrando. Vou tentar fazer um vaso bem simples e posto as impressões por aqui.

    Muito obrigado pela ajuda e parabéns novamente.

  57. Olá novamente Aido,

    Por acaso o cimento é tóxico?
    Você costuma trabalhar com ele molhado?
    Valeu pelas dicas!
    Abraço!

  58. Não é tóxico e não possui odor. Mas não pode ser ingerido. abraço

  59. Estarei colocando até amanhã a matéria que vc pediu. Apenas sobre ferramentaspara criação de bonsai, penjing e modelagem de concreto celular. abraço

  60. claudio fernando Says:

    ola professor , em fim agora tenho concreto celular , inspirado em seu grandioso trabalho , vou arriscar algo por aqui depois te mostro , obrigado por dividir conosco um pouco do seu saber

  61. Hoje coloquei uma matéria com todas as ferramentas que eeu uso em Bonsai , Penjing e na modelagem de concreto celular. De uma olhada. Vou preparar um material bem didático sobre a medelagem de concreto. espero que ajude. Abração

  62. cara fiquei encatado com teu trabalho es um artsta mesmo parabens es um genio nao encomtro por mais que tento sao poucos os elogis. valeu sou artesao tanbem conheso o concreto celular faso fontes com ele. na minha regia ten muito temos fabrica aqui moro em;; CRICIUMA ; SANTA CATARINA BRASIL UM ABRASO ATODOS ;;;; VALEU GENIO;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

  63. Obrigado pela força e pela visita. Volte sempre ao blog ! Grande abraço

  64. Parabens pelas suas artes são belissimas !!!!!
    Gostaria do seu telefone para contato poe favor!

  65. 02126384268 abração

  66. onde arranjo esse concreto celular em portugal alguem sabe?

  67. Vou tentar descobrir ! Um grande abraço !

  68. Boa tarde Paulo. Seu trabalho é simplesmente maravilhoso. Nunca pensei em juntar concreto celular e bonsai. Infelizmente não moro no Rio porque adoraria ter aulas com uma pessoa genial como você. Será que você poderia me ensinar como impermeabilizar o concreto para fazer fontes? É possivel fazer impermeabilização com texturização lado interno da fonte para parecer natural como você faz em suas obras? Obrigado e parabéns novamente. Heber

  69. Boa noite. Parabéns pelas obras. São maravilhosas. Eu nunca pensei em juntar o concreto celular com bonsai. E suas dicas sobre como texturizar o concreto são fantásticas. Você poderia me ensinar como impermeabilizar o concreto para fazer fontes? É possível texturizar a parte interna da fonte como você faz com o exterior para ficar natural? Obrigado e, novamente, parabéns. Heber

  70. Na realidade o concreto celular mesmo no estado natural já não deixa vazar água. Mas eu impermeabilizo com cimento estrutural, que hoje se compra pronto ! Em saco, é só misturar com água. Ou você pode usar qualquer selante a base de borracha. Você compra em lojas de material de construção. É usado para selar lajes e telhas. No interior das fontes o ideal é deixar com cimento bem liso sem texturizar, para anão afetar o ph da água em caso de querer peixes ! Qualquer dúvida me escreva e pergunte mais. Abração

  71. Ok, obrigado pelas dicas. Desculpe ter escrito a mesma pergunta 2 vezes. na primeira vez que acessei a página após ter escrito, não vi minha pergunta e achei que tinha dado problema no envio. Bom, posso misturar terra preta ou corante no cimento estrutural para ficar com uma cor natural? E esse selante a base de borracha, seria o vedacit? Desculpe a pergunta, não entendo nada dessa parte. Não pretendo colocar peixes, são fontes pequenas para decoração. Obrigado novamente. Heber

  72. Ola, gostei muito do seu trabalho, sou de Ribeirao Preto SP. gostei mais ainda da sua disponibilidade e gratuidade para com as pessoas. Eu nao trabalho mais com concreto celular, hoje faço tudo em vidro, fontes, vasos, etc. mas em breve neste mês de agosto apresentarei um trabalho ao vivo em uma tv local net canal 9 sobre trabalhar com concreto celular, farei um artesanato do produto bruto para os telespectadores, fui convidado a isso. Portanto quem puder assistir ou se informar a respeito pode acessar o site. http://www.orarte.com.br OU ORKUT. Giovane Malta.
    GRATO A TODOS.

  73. Obrigado por visitar o blog ! Boa sorte no programa e parabéns !

  74. Adorei esse trabalho em concreto celular,parabens são lindos. Por favor informar onde posso comprar concreto celular em São Paulo.
    Grata

  75. Oi Sandra ! Em São Paulo ele também só é vendido em lojas de material de construção de porte médio para grande. Vou tentar descobrir ! abração

  76. Olá
    Parabens pelo seu trabalho
    Trabalho com IKEBANAS arranjo japones e me interessei por essa arte
    de concreto celular
    Me informe, tem como preparar esse produto a partir do cimento e de outros produtos ?
    atenciosamente
    Motta

  77. Não que eu conheça, eu compro os blocos prontos em lojas de material de construção. abraço

  78. rapaz impressionante seu trabalho …é uma arte … parece que voce foi destinado genetica, espiritual e corporalmente para demonstrar ao mundo esta arte. Faça umas video aulas sobre modelar concreto celular, gostaria muito de aprender , muito mesmo para fazer uma fonte pra minha filha , ja comprei algumas coisas… meu email é edvar.projetista@gmail.com

    Boa sorte no seu caminho, ah e todo dia que Deus da eu venho no seu site pra ver mais sbre escultura em concreto celular e bonsai…

  79. Marcelo Pasin Says:

    Boa Tarde,

    Maravilhoso seu trabalho, Gostaria de saber um pouco mais sobre o seu trabalho.
    Tens algum curso?
    Alguma Literatura informativa?

    Obrigado

  80. Olá Marcelo ! Eu estou preparando e escrevendo um livro, mas ainda está no caminho. Vou começar a dar cursos no final do ano, se te interessar eu te informo ! Um grande abraço e obrigado pela força.

  81. Obrigado pela força e por visitar o blog, vou postar mais matérias sobre modelagem de concreto celular. Um grande abraço.

  82. Aido!

    Confesso que logo de inicio achei que fosse armação, algum recurso de computador. Estou feliz em saber que a natureza é bela e há pessoas que contribuim para torná-la perfeita. Além da perfeiçao de sua arte, penso que vc é iluminado talvez seja por isso que sua arte é bela, ou será o contrario, ela é bela por que voce é iluminado? Nao importa, apnas vou dizer: seja como for a sua arte faz um bem enorme para que a observa. Imagino que vê-la ao vivo deve traduzir numa grande paz.
    Sou do norte do pais trabalho com indigenas há varios anos e estou muito proximo da natureza, as veze até sinto parte dela. Tenho enorme enteresse em fazer um curso de modelagem de concreto (vasos e pedras) voce pode me ajudar indicando qum faz em Sao Paulo ou Brasilia?
    agradeço de coraçao se puder me ajudar

    abraço

    Jaime

  83. Marcelo Oliveira Says:

    Parabéns Paulo, seu trabalho inspira, motiva, e impulsiona as pessoas e seus sonhos !!! quando houver um curso, por gentileza me avise, gosto muito de modelagem, um abraço.
    Marcelo Oliveira

  84. Obrigado Marcelo, te falo na mesma hora ! Um grande abraço

  85. Jorge Roberto Cosenzo Says:

    Boa tarde, primeiramente parabens pelo seu maravilhoso trabalho.
    segundo gostaria de saber se o senhor conhece algum curso que ensine a trabalhar com concreto celular aqui na minha cidade.
    Moro em taubaté São Paulo.
    Grande abraço.

  86. Não mas vou dar uma pesquisada e te falo. Pode me cobrar ! rsrsr grande abraço

  87. seria repetitivo comentar sobre seu trabalho parabens. estou em são paulo sp gostaria de saber onde posso comprar os blocos de concreto celular agradeço desde ja.

  88. Aqui no rio eu compro em lojas de material de construção de medio e grande porte. Em São Paulo tem Amoedo? Eu compro nesta loja aqui no Rio. Vamos nos falando ! abraço

  89. Márcia Furtado Says:

    Paulo, parabéns pelo trabalho.
    Simplesmente maravilhoso.
    Estou em Uberaba, e aqui não consegui ainda o concreto celular.
    Sabe onde posso comprar pela internet?
    Já mandei e-mails pra algumas firmas, mas não obtive respostas..
    pode me ajudar?
    E continue, pq seu trabalho é intuição do alto.
    Abraços.
    Márcia

  90. Aquino blod na esquerda em links: Lojas que eu recomendo. Veja primeiro, Bonsai center Romagnole. abração
    . qualquer outra dúvida me escreva.

  91. Geni Guilherme da Costa Says:

    Olá!!

    Seu trabalho é apaixonante!!!!

    Sempre desejei fazer meus próprios vasos pois gosto muito de jardinagem,mas somente encontrava tempo para cuidar do meu próprio jardim pois viajava muito a trabalho.
    Como hoje sou portadora de deficiência física,fica difícil encontrar um bom curso.Vendo seu blog agora me deu esperança de que voce já tenha organizado seu curso apostilado ou em DVD.
    Vou aguardar anciosamente sua resposta.
    Obrigado e PARABENS !!!

  92. Oi geni obrigado por visitar o blog. Eu ainda nnao tenho material em dvd, mas te digo que está nos planos. O que precisar de ajuda, tirar dúvidas ee só falar.

  93. Vamos nos falar e falar sobre algum material que eu tenha que possa ajudar você a começar na arte. Vamos nos falando quero te ajudar a entrar e começar a criar seus bonsais. abraço

  94. Denise Teixeira Says:

    Olá
    gostaria de informações sobre seu curso.
    Seu trabalho é maravilhoso!

    Obrigada

  95. Oi Denise, obrigado por visitar o blog! Eu queo fazer uma turma para final de maio, mas também dou o curso particular. Querendo mais infromações segue meu email pessoal: paulonetto.diretor@gmail.com Vamos nos falar, Abração

  96. kellycrs20@hotmail.com Says:

    Olá Boa Nooite, achei mto lindo os seu trabalho! meus parabens =)
    Gostaria de saber se voce sabe me informar onde encontro o Concreto Celular em São Paulo ? já procurei muito mais nao consegui encontrar, se você puder me ajudar agradeço demais .

    muitooo obrigada
    e tudo de bom!

  97. TENHO 24 ANOS E SOU ARTESÃO HÁ 7 ANOS, VIVO E SOBREVIVO Do ARTESANATO.DIFÍCIL ENCONTRAR PRIFISSIONAIS QUE GOSTEM DE COMPARTILHAR EXPERIENCIAS E VIVENCIAS DENTRO DA ÁREA, POIS A MAIORIA QUEREM EXCLUSIVIDADE EM TRABALHOS E TECNICAR QUE NEM MESMO ELES INVENTARAM. PARABÉNS, ASSIM VC ESTA FAZENDo COM QUE MUITAS PESSOAS TENHAM ACESSO Á ARTE DE VÁRIAS MANEIRAS, ATÉ ENCORAJANDO QUEM NUNCA TENTOU. PEDI AMIZADE PELO ORKUT, ESPERO ACEITAÇÃO!!
    PARA TROCARMOS EXPERIENCIAS.FAÇO FONTES EM VIDRO RECICLADO….MAS ESTE JÁ É OUTRO ASSUNTO!!
    MUITO GOSTO EM CONHECER SEU TRABALHO, ESPERO CONSEGUIR ESTABELECER UM VINCULO DE AMIZADE.
    OBRIGADO!!

  98. Será um grande prazer papear e falar sobre arte com você ! os vemos no Face abraço

  99. Aido meu nome é Rogerio da cidade de Três Rios rj e estou querendo iniciar no cultivo do bonsai ja tenho alguns pre bonsai mais por medo de fazer errado ainda n fiz nada com eles, entao gostaria muito de fazer um curso que com isso eu possa fazer os meus proprios exemplares.agradeço e parabens pelo blog e pelos belos trabalhos.

  100. Obrigado por visitar o blog Rogério, o que precisar é só perguntar, abraço.

  101. geni guilherme da costa Says:

    Bom dia AIDO !!

    Já comprei e comecei a aprender trabalhar com o concreto celular a algum tempo com voce,e agora gostaria de iniciar meu aprandizado em bonsai,gostaria que me orientasse sobre cursos,
    material e valores.
    Sguardo resposta Obrigado Geni

  102. Saudações. Onde posso comprar bloco de concreto celular na regiião de Campinas SP?

  103. Em lojas grandes de material de construção, Leroy Merlin, Casa show, ou lojas em bairros , mas de grande porte. abração

  104. Alberto Valente Says:

    Meu nome é alberto tenho 45 anos sou de Portugal sempre fui apaixonado por bonsais,mas sempre tive medo de estragar essas maravilhas da Natureza, por isso nunca adequiri nenhuma com grande pena. Mas uma coisa te posso dizer tu és um grande génio desta arte, porque os genios não são só os matematicos ou os que estão a trabalhar para a NASA.Existe um grande equilibrio entre ti Deus e a natureza.
    Os meus sinceros parabens e um grande obrigado pela partilha que aqui demonstras.

  105. Boa noite Alberto ! Muito obrigado por visitar o blog, vindo ao brasil venha conhecer meu espaço. Um grande abraço !

  106. fantastico! fiquei apaixonada pelo seu trabalho. que Deus multiplique o seu dom. e aumente cada vez mais…

  107. gostei muito! lindo!

  108. Que trabalho muito show nao tenho nenhun bonsai de porte mais ja vou procurar esse concreto celular ai. retifica e pontas eu tenho nao sei se tenho a arte em mente.parece dificil.mas vou tentar.desde de ja obrigado que Deus ilumine seus trabalhos!!!

  109. oi aido, td bem?
    entao vi seu trabalho vc sabe onde posso fazer um curso de concreto celular em brasilia??? ou existe algum material que vc vende que ensina. quero muito aprender.brogiada,
    carol

  110. Oi carol estou em Brasília a trabalho. Vou tentar me informar se tem alguém, eu não tenho ainda um material mas pretendo fazer. Qualquer dúvida compre o concreto e eu te ajudo. me escreva. abraço

  111. oi aido, nossa que coincidencia vc estar aqui por brasilia.rsrs
    o concreto eu compro em barra??? coimo fubnciona?

  112. Gostei muito dos seus trabalhos, PARABENS!! Estou inciando nos bonsais, e gostaria de saber para que o concreto celular nao fique quebradiço? Muito obrigado!

  113. não usar pedaços com menos de 2 dedos de expessura. Pincelar com cimento puro, para retirar a porosidade e dar mais resistência.

  114. Parabéns pelo trabalho… Perdi horas lendo o seu blog e vendo seus trabalhos. Sou morador de Itaipuaçu e em breve entrarei em contato para fazer um curso com você. Que Deus continue te iluminando. Um abraço. Eduardo.

  115. Obrigado por visitar o blog. Grande abraço.

  116. gostaria muito de saber se você administra curso, pois tenho muito enterese em aprender a arte dos bonsais.
    parabens suas pelo sensibilidade e detalhes de suas paisagens.
    fique com Deus.

  117. Lilian Capella Says:

    Nossa! Estou perplexa c/ tanta generosidade e beleza. Vc é 10! Ensinar passo a passo e ainda ilustrar. Parabéns! Fiquei encantada, e eu que só estava pesquisando onde e como comprar Blocos de Concreto Celular para fazer uma fonte.
    Cheguei até você e foi muito bom!
    Se acaso você souber onde encontro aqui no Rio de Janeiro (capital) os tais blocos, por favor me avise. Tá?
    Mais uma vez parabéns pela beleza de seus trabalhos e pelas explicações. Grande abraço. Lilian

  118. Sempre compro em lojas de material de construção de grande porte, Leroy Merlim, etc…. abraço

  119. Muito obrigada pelas dicas, vou fazer uma mini cascata e não sabia como usar o concreto celular, vc ajudou muito. Parabéns pelo seu trabalho.

  120. Obrigado por visitar o blog. abração

  121. xenia silva Says:

    ola por favor me ajuda quero preciso sinto na alma que preciso aprender essa técnica em concreto celular me indique um curso moro no rio de janeiro, estou procurando a meses e nao acho estou disposta ate a ir em qlq cidade , AGUARDO ANCIOSA POR UMA RESPOSTA.

  122. Eu devo dar um curso em junho. Depois me passe seu email. paulonetto.diretor@gmail.com

  123. Boa noite,
    Estou precisando de um Buda sentado de concreto com mais ou menos 1 metro de altura. Voces fazem?

    Fico no aguardo

  124. Oi Alexandre, não faço, é difícil encontrar um buda desse tamanho no brasil. abração

  125. Deixo aqui meus parabens pelo seu trabalho que tranforma…que ilumina…traz paz… e transcende a nossa imaginação a um lugar de espiritualidade e equilibrio. Meu muito obrigado. Felipe rodrigues

  126. Salve Felipe, obrigado pelas palavras ! Eu que agradeço sua presença aqui no blog, um grande abraço

  127. Nelly Manzanari Says:

    Ola!!! A muito tempo namoro seu trabalho e encantador…parabens!!! Sou apaixonada por esculturas de budha, trabalho com esculturas, e faço esculturas de budha de varios tamanhos…posso enviar algumas fotos para voce? Posso enviar por email se preferir! O, meu nome e Nelly Manzanari e sou de Campo Grande/MS. Grande abraço!!!

  128. Claro será um prazer. abraço

  129. CARA GOSTEI MUITO DO SEU TRABALHO, COMO FAÇO PARA ADQUIRIR UM FICUS JA PRONTO PARA EU COLOCAR NO MEU JARDIM…?

  130. Oi Jimy eu não vendo ainda, assim que começar a produzir, te falo ! Aqui vc encontra lojas que recomendo nos meus links, na pág inicial. abração

  131. Waldoracy Almeida Antunes Says:

    Gostei do passo a passo das escultura feito de concreto celular

  132. Obrigado, volte sempre ao blog.

  133. Olá sou Alexandre Rezende de Praia Grande, litoral de São Paulo, eu sou escultor e a matéria prima eh o concreto celular! Gostei mto do seu trabalho e quero parabenizá-lo! Parabéns!! Excelente trabalho!! Se o senhor tiver o interesse em ver o meu trabalho, estou no facebook como Alexandre Rezende e a minha página eh Xan Arte em Concreto

  134. Oi Alexandre, será um prazer ! também estou no face. Vou te procurar e mandar o convite. abraço

  135. Procurando informações sobre conchas esculpidas pelo Google chegui até aqui…
    …para ficar admirado com sua paixão e sua técnica apurada nesta arte.
    Parabéns!
    Foi para o Fav.

  136. Muito obrigado pelas palavras. Obrigado por visitar o blog.

  137. Fiquei super interessado nos trabalhos que você executa com o concreto celular, sua técnica é extraordinária e habilidade impressionante. Parabéns!
    Aqui onde moro (Guariba/SP) ninguém conhece o concreto celular mas, em Ribeirão Preto, a 60 km daqui, encontrei em uma grande loja de material de construção, e na próxima semana, vou buscar o material e por a mão na massa.
    Se precisar, posso contar com sua orientação ?
    Obrigado e um abraço.

  138. Por favor, será um prazer ajudar. segue meu email: paulonetto.diretor@gmail.com

  139. Bom dia Paulo.
    Parabéns pelo seu belíssimo trabalho.
    Sou fã de carteirinha do site.
    Aprendo muito toda vez que visito.
    Tenho algumas dúvidas:
    Para pedras em bonsai posso usar argamassa e cimento comum?
    Não altera o PH do solo?
    Onde você consegue as miniaturas de Buda e Samurais?
    Obrigado.

  140. Pode usar, não vai alterar, vc pode texturizar com o cimento misturado com terra vegetal.

  141. Olá… me chamo Renan e estou iniciando neste novo mundo do bonsai, concreto celular e me espelhei no seu trabalho, magnífico… admiro muito seus trabalhos e essa arte maravilhosa… e encontrei nesse projeto de penjing uma ótima ferramenta de desenvolvimento pessoal, paz e harmonia interior… mas sou iniciante, não tenho muito conhecimento…só um pouquinho do bonsai que acompanho o Mac Donald Fernandes…mas gostaria de saber se posso pedir uma ajuda…algumas dicas e orientações a vc…
    Vlw pelas postagens e por esse desenvolvimento bacana q vc se dedica… minha admiração pelos seus trabalhos… forte abraço.

  142. Oi Renan desculpe a demora de resposta , estava viajando, Será um prazer ajudar no que puder. segue meu email: paulonetto.diretor@gmail.com

  143. Olá, adorei seu trabalho e gostaria d aprender sobre essa arte. Seria possivel passar a receita dessa massa de concreto celular em pequena quantidade? Obrigada

  144. Oi Ana o concreto vc compra pronto, em 3 tamanhos em lojas de material de construção. abraçø

  145. Ailton Nascimento Says:

    Boa tarde.
    Sei que aqui não é um site de procuras de emprego.
    Trabalhava com concreto celular em São Paulo fazendo relógios de parede, fontes, caixas de jóias etc…ministrei aulas para várias turmas e se alguém estiver precisando de alguém para trabalhar nessa área estou a disposição.

  146. Oi Ailton. Obrigado por visitar o blog ! abração

  147. Boa tarde, aonde posso encontrar um bloco grande, estes que vendem em lojas de materiais de construção são pequenos, gostaria um de 40X40X40. mais ou menos.
    Att.

  148. Oi Thelma eu sempre encontrei na Leroy Merlin, e em lojas de grande porte.

Deixe um comentário